Alguns usuários de iPhone não gostam do Safari, navegador desenvolvido pela Apple, e preferem usar o Google Chrome. Se esse for o seu caso, você ficará feliz com os recursos bastante úteis da última atualização do aplicativo para o sistema iOS.

Grande parte dos usuários de iPhones e iPads prefere usar o Google Chrome como navegador. Imagem: Koshiro K – Shutterstock

Segurança

O primeiro que merece destaque é o recurso de navegação segura aprimorada, que já está disponível para os aparelhos Android e para a versão desktop há meses. Trata-se de uma ferramenta centrada na segurança, que avisa proativamente sobre sites perigosos que o usuário está prestes a visitar. 

De acordo com o TechCrunch, o recurso funciona enviando dados em tempo real para o Google Safe Browsing para verificar se há malware, phishing e outras ameaças que se escondem nos cantos escuros da Internet. Ao detectar algum item suspeito, a ferramenta notifica o usuário.

Ainda em relação à segurança, o Chrome para iOS recebe outro recurso útil: alertas para senhas comprometidas. Embora o próprio serviço de senha do iOS já avise sobre isso, é sempre bom estar precavido quanto aos perigos que o vazamento de credenciais pode causar.

publicidade

Para ativar navegação segura aprimorada, você deve atualizar o aplicativo do Chrome em seu celular. Depois, basta acionar o recurso Navegação Segura Aprimorada dentro de Configurações. 

Configurações

Outro recurso novo para o iOS é chamado de “Ações do Chrome”. Ele permite que você execute facilmente uma determinada tarefa sem ter que mergulhar fundo nas configurações do aplicativo para encontrá-la.

Com a atualização do Chrome, usuários de dispositivos iOS têm o Ações do Chrome, uma ferramenta que simplifica a navegação pelas configurações do aparelho. Imagem: Google

Basta informar na barra de endereços do Chrome o que você quer fazer. Você pode digitar, por exemplo, “Limpar dados de navegação”, “Abrir guia anônima” e até mesmo “Definir o Chrome como navegador padrão”.

Além disso, o navegador também pode prever quando você precisará de um Ação do Chrome pelas palavras que você está digitando na barra de endereços. Assim, você não precisa memorizar todos os comandos para se beneficiar desse recurso, bastando fornecer palavras-chave. 

Leia mais:

Gerenciamento de Senha

A nova atualização do Chrome para iOS também permite definir o Gerenciador de Senhas Google como provedor de preenchimento automático se o usuário quiser, em vez de usar o serviço de senha próprio da Apple ou outras ferramentas de terceiros, como 1Password ou Dashlane.

Outra novidade é que a tela principal do app agora inclui mais do que apenas suas guias recentes, adicionando acesso ao seu feed Discover. Ao contrário dos recursos descritos anteriormente, isso é algo que a versão para Android do Chrome ainda não tem.

Além das cinco ferramentas já mencionadas, há melhorias no recurso de tradução do site do Google. Isso poderá ajudar o usuário a visualizar os sites no idioma que preferir. O recurso, que usa aprendizado de máquina no dispositivo, agora está recebendo um modelo de identificação de idioma atualizado. 

Com ele, basicamente, o navegador será capaz de reconhecer com mais precisão o idioma de uma página da web e se ele precisa ser traduzido para o usuário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!