O crescimento de usuários de telefonia móvel na América Latina, a popularização dos serviços em nuvem e a adoção de aplicativos que pedem largura de banda, como os de streaming de vídeo, podem impulsionar o crescimento de novos data centers no continente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ciena, empresa especialista em redes, esse mercado podem crescer entre 10% e 16% até 2020.
A companhia elaborou uma lista que mostra 10 dificuldades que podem surgir na hora de construir um data center e dá dicas para evitar problemas; confira:

1. Distância
A proximidade de outros data centers, em “clusters”, facilita as interconexões com operadoras em nuvem e outras operadoras de TIC. De acordo com a companhia, é recomendado que haja um raio de 5 quilômetros, o que aumenta a diversidade e a oportunidade de mercado.

2. Conectividade
Uma mudança fundamental para as empresas é a de transferir suas cargas de trabalho de TI para operadoras de nuvem como Amazon, Google ou Microsoft. Um data center que possua conectividade com essas operadoras de computação na nuvem (geralmente através de um ponto de interconexão) é mais valioso, uma vez que um tráfego maior passará através dele para a nuvem.

3. Tamanho
Quanto maior o tamanho do data center, maiores serão as necessidades de banda de interconexão e maior será a sua dependência da infraestrutura de rede. Considerando os custos financeiros e de espaço físico, a localização pode acabar snedo um dos fatores mais desafiadores.

publicidade

4. Opções de conectividade
O aumento da concorrência está alimentando a diversificação de opções de conectividade, mas ainda existe uma série de desafios para o fornecimento de conectividade de alta capacidade confiável e de bom custo-benefício fora dos locais tradicionais de rede.
A utilização de várias operadoras de rede ajuda a garantir a resiliência. Isso não é nenhuma novidade, mas é provavelmente mais fácil dizer do que fazer isso na América Latina.

5. Nível
Os data centers podem ser classificados de 1 a 4, onde quanto maior o nível, maior a resiliência e a qualidade das instalações ambientais. Alguns setores, como a área financeira e o governo, exigem requisitos mais elevados e são mais propensos a pagar por serviços de resiliência superior (como restauração de falhas múltiplas na grade). Na América Latina, dada a natureza das redes e infraestruturas, não existem muitos data centers nesses níveis, o que torna o potencial de negócios para eles enorme.

6. Locais de backup
O data center está localizado a mais de 50 quilômetros de distância de um grande centro populacional? Está em uma rede elétrica diferente ou menos suscetível a desastres naturais? Isto o tornaria atraente como um local de backup. Dado o tamanho alastrado de muitas das maiores cidades da região, é um desafio mitigar riscos e garantir níveis-alvo de confiabilidade.

7. Interconexão internacional
A localização do data center permite acesso a vários cabos submarinos e instalações de satélite? Isso pode aumentar as oportunidades de monetização ligadas a interconexões internacionais. Esses locais são bastante conhecidos: o Rio de Janeiro ou o NAP das Américas, em Miami.

8. Custos com espaço físico
O custo pode ser um problema, à medida em que crescem a quantidade de equipamentos e a necessidade de espaço. Por este motivo, alguns data centers mais recentes estão sendo construídos em locais mais suburbanos e rurais para conter os custos. O problema é que distâncias maiores necessitam de conexões mais longas.

9. Custos com energia
Os data centers estão se mudando para as áreas rurais também para reduzir os custos com energia, serviço que tem custado cada vez mais. Ter acesso à energia renovável, como a hidrelétrica e a solar é essencial para as empresas e provedores de conteúdo.

10. Potencial de expansão futura
Mais uma vez, o espaço físico é um fator chave. As empresas não devem apenas considerar o espaço do data center atual, mas também a necessidade potencial de um crescimento futuro. No geral, a infraestrutura precisará evoluir para garantir que as oportunidades de receita sejam maximizadas.