Facebook e Google podem ser rivais e disputarem o rico dinheirinho dos anunciantes online, mas as empresas sabem colaborar quando é necessário. Agora as duas companhias estão se ajudando no projeto em comum de levar internet às áreas mais isoladas e pobres do planeta.

As duas empresas estão fazendo esforços para aprovação de uma lei internacional que facilitaria o uso de aeronaves a uma altitude de 20 quilômetros para oferecer internet.

O Google faria isso por meio do Project Loon, com seus balões, e o Facebook pretende usar drones e satélites. Em uma conferência no MIT, representantes confirmaram que agora as empresas também estão trabalhando juntas, mas não disseram exatamente como.

Os projetos se confundem de várias maneiras que vão além da meta final. Ambas as empresas estão usando raios laser para transferir dados, embora o Google use balões e o Facebook use drones. As duas empresas também enfrentam desafios políticos que envolvem o uso do espaço aéreo e das telecomunicações.

publicidade

Os projetos de ambas as empresas, no entanto, não parece ser levar diretamente a internet para o povo, mas trabalhar com empresas de telecomunicações locais, e não com governos, e oferecer esta estrutura aérea que estão desenvolvendo.

Via Technology Review