Uma experiência realizada pelo laboratório de inteligência artificial VUB mostrou que os robôs estão utilizando linguagens próprias para se comunicarem. Em entrevista à BBC, o pesquisador Luc Steels revelou que as máquinas se comunicam em sua própria língua há algum tempo.

No vídeo, os robôs examinam a si mesmos em um espelho, examinando seus reflexos e analisando seus movimentos. O pesquisador explica que é como se eles estivessem se reconhecendo pela primeira vez, tomando consciência de seu corpo. Chamado de ‘Teste do espelho’, esse teste é usado desde os anos 1970 para medir a auto-consciência de animais.

publicidade

Em seguida, as máquinas brincam com uma espécie de jogo que ensina a linguagem. Um deles diz a palavra e o outro tem que adivinhar. Caso acerte, ele recebe um sinal afirmativo do companheiro, e a palavra é automaticamente ligada àquela ação. Em caso negativo, o robô que falou as sílabas mostra ao outro o que elas significam. Confira:

publicidade

As palavras são criadas do zero e são diferentes a cada vez que a experiência é realizada. “Eles estão começando do zero : não há palavras anteriores, não há conceitos anteriores, e, em seguida, eles constroem um léxico comum,” conta Steels.

Alguns acadêmicos sugerem que a inteligência artificial de alto nível só existirá quando os robôs forem capazes de ‘crescer’ de maneira semelhante às crianças humanas. Segundo a pesquisa, a linguagem pode ser um dos caminhos para facilitar esse crescimento. 

publicidade

Via Daily Dot