A Sony anunciou hoje a compra da empresa belga Softkinetic Systems S.A., que produz sensores de imagem capazes de capturar digitalmente objetos tridimensionais. Os sensores da Softkinetic são utilizados, por exemplo, nas impressoras 3D Makerbot.

O relacionamento entre as duas empresas já tem algum tempo: a Sony utilizou o software da Softkinetic para fazer o jogo Just Dance 4 funcionar com a Playstation Camera. Graças à tecnologia, a câmera era capaz de reconhecer os gestos de dança de até quatro jogadores simultaneamente.

A empresa japonesa disse que pretende se aproveitar do conhecimento da Softkinetic no ramo para produzir uma nova linha de sensores de imagem e profundidade “não apenas para o campo de imagens, mas para aplicações mais amplas relacionadas a detecção de espaço e movimento”.

Isso parece apontar para um possível uso da tecnologia em equipamentos de realidade virtual e aumentada da Sony, como o Playstation VR. Outra possibilidade seria que a empresa utilizasse essa tecnologia na criação de interfaces com reconhecimento de gestos para veículos inteligentes.

publicidade

Ontem, a Sony havia anunciado que sua divisão de sensores de imagem se tornaria uma empresa independente, a fim de ter mais flexibilidade e responsabilidade para com os acionistas, e essa aquisição vai no mesmo sentido. A empresa declarou também que a aquisição não deve impactar os resultados de seu ano fiscal que se encerra em março de 2016.