O Google está investindo em diminuir a quantidade de spam que aparece para os seus usuários, e sua medida mais recente foi mudar o seu algorítimo para que páginas com esse tipo de propaganda não solicitada não apareçam nas buscas.

Dessa forma, o número de downloads de vírus, pornografia, drogas e contrabando devem se reduzir. Além disso, o redirecionamento do usuário para páginas com conteúdo não confiável também deve acontecer menos.

Uma consequência disso é que o número de resultados apresentados pelo Google também diminua. A estima da empresa é de que cerca de 5% dos sites sejam afetados com essa medida, número que pode variar de acordo com o idioma em que a busca é feita.

Os critérios para decidir quais sites são punidos envolvem a segurança deles: os que não possuirem os padrões mínimos de confiabilidade e que são vulneráveis a ataques são mais propensos a não aparecerem nos resultados do Google. Alvos comuns, como páginas de governo, empresas e ONGs poderão ser afetados.

publicidade

“Nós estamos sempre melhorando nossos sistemas para eliminar conteúdo ruim, ao mesmo tempo em que mantemos resultados legítimos e orgânicos”, afirmou a empresa.