Pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial, em parceria com a Universidade de Breman, criaram uma robô humanoide com o intuito que ela viaje para o espaço para ajudar os astronautas do Centro Espacial Internacional (ISS) a realizarem algumas tarefas simples.

Batizada de AILA, a robô os ajudaria justamente nessas tarefas do dia-a-dia, que não são muito complicadas, para que os astronautas possam gastar seu tempo em projetos que requerem mais esforço. Antes de ela começar a exercer suas atividades, ela assistirá um humano fazendo a tarefa que deverá fazer, sendo que só depois de assistir a demonstração ela será capaz de fazer por si própria. 

Como a AILA é ligada a uma plataforma com seis rodas, ela consegue se movimentar enquanto executa as tarefas. Ela também ter dois braços, com dedos, da mesma forma que uma mão humana, para que ela se adapte melhor ao ISS. A robô consegue girar suas mãos, braços e torso. 

O projeto da criação desse robô foi financiado pela Agência Espacial Alemã, que usou recursos do Ministério Federal da Economia e Tecnologia.