Para as crianças de hoje em dia, brinquedos e bonecos não são mais tão divertidos quanto um smartphone. Foi pensando nisso que o desenvolvedor americano Raul Gutierrez criou um aplicativo que une a obsessão das novas gerações pelo celular com a oportunidade de ensinar alguns conceitos básicos de programação: o The Everything Machine.

O nome do app é inspirado no filho de Gutierrez: quando mais novo, o garoto chamava o smartphone do pai de “a máquina que faz tudo” (tradução livre para “The Everything Machine”). “Eu percebi que era difícil desconstruir para uma criança quanta tecnologia está escondida dentro dos supercomputadores que todos nós temos nas mãos”, disse o desenvolvedor.

Pensando nisso, Gutierrez quis que seu filho e outras crianças não só jogassem seus games de corrida favoritos no celular, mas entendessem o funcionamento do giroscópio que faz a “mágica” acontecer. Com o The Everything Machine, as crianças podem desconstruir e montar do zero as próprias máquinas usando os recursos do celular.

Em uma interface colorida, baseada em um simples tocar e arrastar, é possível combinar diferentes elementos que formam um smartphone para criar aparelhos totalmente novos. Por exemplo, uma câmera com reconhecimento facial que registra uma foto quando exposta à luz. Ou, quem sabe, um gravador de áudio que, armado com um detector de movimento, entra em ação toda vez que alguém se aproxima.

publicidade

“Programar é, essencialmente, unir as partes de uma máquina. Se você tem um valor vindo de um lado e um outro valor vindo de outro lado, e ambos estão ativos, então o sinal passa pelo portão”, diz Gutierrez. O aplicativo é exclusivo para iOS e custa cerca de US$ 3 (quase R$ 11 na cotação atual do dólar). The Everything Machine pode ser baixado tanto para iPhone quanto para iPad.

Via Wired