Quem ainda acha que o SnapChat é um aplicativo exclusivo para a troca de imagens íntimas, as famosas nudes, precisa rever seus conceitos. Nos últimos meses, o app realizou uma série de mudanças e viu sua base de usuários e a receita com publicidade crescerem, elevando o valor da rede social para US$ 16 bilhões.

Apesar de funcionar de maneira bastante simples, o Snapchat contém uma série de truques e recursos escondidos que podem tornar sua utilização mais divertida. Confira 10 dicas para tirar o máximo do app:

publicidade

1. Use lentes antigas mudando a data do smartphone

Reprodução

As lentes para selfies do Snapchat têm data de validade. Se sentir falta de alguma opção que já não está disponível, basta mudar a data do celular. No iOS, vá em Ajustes>Geral>Data e hora e desative a opção ‘Automaticamente’.
No Android, clique em Configurações>Geral>Data e hora e desmarque a opção de definição automática.
Dica: o primeiro lote de lentes foi disponibilizado em 15 de setembro

publicidade

Fique atento: depois de fotografar, se lembre de mudar a data. Um smartphone desatualizado pode acabar alterando as configurações de outros aplicativos.

2. Use dois filtros de uma vez só

publicidade

Reprodução

Ficou em dúvida entre dois filtros? Use os dois. Depois de escolher o primeiro, mantenha a tela pressionada e deslize a tela, como se fosse escolher novamente.

3. Adicione a verificação em duas etapas

publicidade

Reprodução

Nas configurações do aplicativo, selecione a opção “Verificação de login” para configurar o recurso. Lá é possível também mudar o número associado à conta. Sempre que se logar, o usuário deverá adicionar um código enviado pelo app por SMS.

4. Mude o nome dos seus contatos no bate-papo

Reprodução

Selecione a conversa e clique no menu que fica escondido na parte superior esquerda da tela. Na aba aparecem opções para editar o nome do amigo, bloquear ou remover a conversa.

5. Escreva legendas maiores

Reprodução

Uma boa maneira de contornar o limite de caracteres é usar o app de notas do celular. Selecione um intervalo de texto em branco e copie para colar na hora de postar a imagem Atenção: o recurso funciona com espaços colados em branco.
Depois, basta mover o cursor para as linhas de cima e digitar o texto que desejar.

6. Ligue o modo de viagem para economizar dados

Reprodução

Tradicionalmente, o Snapchat baixa automaticamente todas as atualizações de contatos que o usuário está seguindo, o que pode drenar o pacote de dados. Para eliminar o problema, basta ativar o Modo Viagem, disponível nas configurações do app. Clique em ‘Outros serviços’ para ativá-lo. Uma vez habilitado, fica a critério do usuário baixar algum conteúdo.

7. Adicione novos amigos mesmo que não possua suas informações de contato

Reprodução

Em ‘Adicionar amigos’, vá em ‘Adicionar por proximidade’. O recurso só funciona se o outro contato também abrir a ferramenta.

8. Use emojis como filtros

Reprodução

É possível usar os adesivos de emojis para adicionar filtros personalizados. Escolha a cor desejada e aumente a figura até que ela comece a mostrar uma espécie de desfoque nas pontas. Em seguida, arraste essa área para a cena, para usá-la como filtro.

O vídeo abaixo mostra como fazer isso:

9. Decifre e altere os emojis da lista de amigos

Reprodução

Nas configurações do app, vá até ‘Outros serviços’ e selecione a aba ‘Emojis de amigos’. A explicação de cada um dos ícones aparece e, caso não goste do símbolo, é possível alterá-lo.

10. Mais iluminação

Reprodução

O Snapchat conta com um recurso automático que altera a luminosidade em ambientes escuros, mas é possível ativá-lo manualmente. Cubra a tela com um objeto ou peça de roupa de cor escura para ligar o modo noturno.

Via Mashable