O sistema Android oferece uma extensa gama de opções para usuários que gostam de manter seus smartphones sempre personalizados. Há quem tenha o hábito de trocar a imagem do plano de fundo ao menos uma vez por semana, ou baixar novas launchers para mudar os temas do sistema, por exemplo.

Mas e quando a criatividade acaba e você fica enjoado das mesmas opções de sempre? Ou, talvez, não esteja interessado em ficar muito tempo olhando para qualquer uma das fotos armazenadas no seu dispositivo?

publicidade

Pensando nisso, o site The Next Web fez uma lista de aplicativos gratuitos disponíveis na Google Play que oferecem as mais diversas opções de customização, incluindo recursos até para criar os próprios papéis de parede. Nós testamos os programas e listamos os melhores para você logo abaixo. Clique nos nomes para o download.

1) FreshCoat Wallpaper Creator

publicidade

Reprodução

Simples, prático e leve, esse app permite que você crie uma imagem de plano de fundo minimalista selecionando cores, texturas e sombras e gerando padrões baseados no Material Design do Android. Com ele, é possível também aplicar efeitos e filtros personalizados às imagens que você já possui armazenadas no smartphone.

publicidade

2) KLWP Live Wallpaper Maker

Reprodução

publicidade

Já este aplicativo vai muito além de oferecer opções de plano de fundo. Chamado também de Kustom, o app permite redesenhar toda a interface inicial do Android, incluindo temas, widgets e organização de outros aplicativos.

O usuário pode, por exemplo, estampar na primeira tela botões que levem às redes sociais, jogos e agenda, por exemplo. À princípio, as opções podem parecer um pouco confusas, mas o Kustom também traz sugestões de interfaces pré-diagramadas para você não quebrar tanto a cabeça.

3) Tapet

Reprodução

Quase como um “Tinder de papéis de parede”, o Tapet possui um sistema bastante simples de geração automática. Basta deslizar para um lado ou para outro para receber sugestões, para cima para unir as opções em uma só imagem ou toque no centro para definir o plano de fundo.

Você também pode customizar tudo manualmente, com paletas que vão desde formas geométricas até ondas, grades e horizontes urbanos, além de objetos poligonais abstratos para os mais criativos. É possível, além disso, marcar os papéis de parede mais interessantes para usá-los mais tarde, dando um “curtir” na imagem.

4) Material Wallpapers: Infinite

Reprodução

Esse programa aplica os conceitos de design criados pelo Google para o Android Lollipop para não apenas gerar papéis de parede automáticos como oferecer opções pré-desenhadas. Figuras geométricas, cores planas e sombras ao fundo dão uma sensação de movimento às imagens, seguindo os princípios do Material Design.

Você pode deixar o app fazer o trabalho sozinho ou estabelecer uma série de parâmetros para a geração dos papéis de parede. O resultado, pelo menos em nossos testes, é bem parecido com o que oferece o Tapet.

5) PolyGen

Reprodução

Específico para amantes de polígonos, esse app adiciona uma espécie de vitral sobre qualquer imagem, dando contornos geométricos às suas fotos. Outra opção é deixar que o PolyGen crie os próprios papéis de parede baseando-se em padrões de distribuição de polígonos e cores, tanto de forma aleatória quanto seguindo pré-definições do usuário.

6) Chrooma Live Wallpaper

Reprodução

O jogo Chrooma é um quebra-cabeça visual em que o objetivo é unir formas geométricas da mesma cor com simples deslizes na tela. Já o Chrooma Live Wallpaper se inspira no game para celulares para gerar papeis de parede com leves e sutis movimentos ondulares.

As cores e formas do plano de fundo podem ser ajustadas para mudar ao longo do dia, ou toda vez que o usuário voltar para a tela inicial do aparelho. Você também pode usar paletas pré-instaladas ou criar os próprios padrões.

7) Meter

Reprodução

Já falamos sobre o Meter aqui mesmo no Olhar Digital. O aplicativo gera estatísticas e informações sobre desempenho do celular através de gráficos, estampados no plano de fundo do Android. A autoria do app é do próprio Google.

O papel de parede pode informar o nível da bateria, notificações, sinal de wi-fi e outros dados importantes em forma de objetos geométricos, que mudam toda vez que o usuário desbloqueia a tela. Recém-lançado, o aplicativo pode ter problemas de execução em alguns smartphones.

8) Material Islands

Reprodução

Mais um app inspirado pelo Material Design, esse gerador de papeis de parede coloca pequenas e minimalistas ilhas no fundo de tela do seu smartphone. Além da paleta de cores relaxante, um detalhe curioso chama a atenção no Material Islands: o cenário muda de acordo com o horário do dia, seja manhã, tarde ou noite.

9) TapDeck

Reprodução

A ideia desse app é “aprender” os gostos do usuário para sugerir planos de fundo. As imagens são fotografias registradas por autores profissionais, e você pode indicar se gostou ou não de cada opção para, assim, refinar a inteligência artificial do aplicativo.

Os papeis de parede funcionam então como um widget: deslizando para cima, surgem na tela informações sobre quando, onde e por quem aquela fotografia foi feita, com dados buscados na web. Além disso, para trocar automaticamente de plano de fundo, basta dar dois toque nas imagem.