Cientistas do MIT, nos EUA, desenvolveram uma câmera que é capaz de ver através de paredes e capturar imagens em 3D do que estiver do outro lado. Isso é possível graças ao fato de ela usar ondas de rádio em vez de luz, podendo assim penetrar objetos completamente opacos.

Como as câmeras não mostram exatamente o que está do outro lado da parede, focalizando seu formato, os pesquisadores estão trabalhando para refinar essa tecnologia. Além disso, eles precisam diminuir o tamanho do dispositivo (que tem aproximadamente 1 metro) e torná-lo mais manuseável.

Para fazer as alterações, os pesquisadores pretendem diminuir também o comprimento das ondas, passando dos atuais 3 centímetros para aproximadamente 5 milímetros. A ideia é que depois de aprimorada, a câmera possa ser usada em carros autônomos durante neblina ou em missões de busca e resgate.

O que permite essa característica à câmera é o fato de ela trabalhar capturando ondas de comprimentos entre 2,5 cm e 4 cm, ou seja, que são bem maiores que as ondas da luz visível, que têm comprimentos entre 390 nm e 700 nm.