31 de outubro, também conhecido como Dia das Bruxas ou Halloween, está chegando! Embora a data não seja tão comemorada aqui quanto nos Estados Unidos, os dias que cercam a data costumam ser marcados por festas a fantasia, fantasmas, vampiros, lobisomens e outros seres sobrenaturais.

Todas essas criaturas já foram amplamente retratadas no mundo dos games. Não faltam jogos que incluam mortos-vivos ou sugadores de sangue -ou mesmo jogos que permitem ao jogador encarnar um desses seres surreais.

publicidade

Assim, em preparação para o Dia das Bruxas, separamos alguns dos nossos jogos favoritos ambientados nesses universos fantásticos. Desde clássicos dos games até lançamentos recentes, desde caveiras simpáticas até orcs nojentos – todos eles estão representados abaixo.

Essa lista é mais voltada para variedade e acessibilidade – a ideia é que ela tenha algo para todos e todas. Mas se você sentiu falta de jogos realmente assustadores, não se preocupe! Na semana que vem, teremos uma lista com os jogos mais horripilantes que já jogamos, para que a data não passe em branco de jeito nenhum”

publicidade

Confira:

Wolf Among Us

publicidade

Se ser um lobisomem qualquer não é bom o suficiente para você, que tal então ser o próprio Lobo Mau? Também conhecido como Bigby Wolf, ele é o protagonista de Wolf Among Us, jogo de aventura da Telltale Games. Como em demais jogos da produtora, são as escolhas do jogador que vão determinando a história. Esse conto se passa em Fabletown, um subúrbio de Nova York onde moram todas as criaturas fantásticas dos contos infantis. Wolf é o xerife do local, e precisa investigar uma série de assassinatos que vêm acontecendo entre os residentes.

Grim Fandango

publicidade

Com um estilo artístico inspirado quase totalmente na arte popular mexicana do Día De Los Muertos, Grim Fandango, lançado pela LucasArts e produzido pelo mesmo Tim Schafer da série Monkey Island, é uma história que se passa totalmente no pós-vida. Manny calavera, o protagonista, é um agente de turismo que vende pacotes de viagem para o além: mortos que ele traz ao seu mundo precisam chegar ao pós-vida, seja de ônibus, navio ou trem. Quando ele descobre um esquema de corrupção em sua agência, dá início a uma aventura que vai do céu ao inferno.

Castlevania

Desde seu primeiro lançamento em 1986, a série Castlevania se focou na família Belmont, um clã de caçadores de vampiros, e em sua luta contra o famoso conde Drácula – que é um chefão em alguns dos jogos. Além dele, porém, caveiras animadas, licantropos, medusas, múmias, magos e bruxas aparecem profusamente entre os games da série, a maioria dos quais transcorre no estilo semelhante ao de Super Metroid, em que explorar uma região do mapa dá ao jogador recursos para poder explorar outras.

The Order 1886

Monstros que são metade homem, metade animal são a peça central da história de The Order: 1886. O jogo se passa numa versão alternativa da Londres da era vitoriana, na qual esses monstros aterrorizam a cidade e um conjunto de cavalheiros, chamados de The Order, lutam para proteger a humanidade dessas bestas. Se a ideia de aniquilar lobisomens em meio a um ambiente urbano do fim do século XIX não for suficiente para lhe atrair, saiba que o jogo disponibiliza também um arsenal de armas criadas pelo notório cientista Nikola Tesla

Doom

Que tal ser um soldado, invadir o inferno e assassinar milhares de soldados-zumbis, caveiras voadoras e dêmonios que atiram bolas de fogo? Foi essa a experiência que fez de Doom um dos maiores clássicos da história dos games, e um forte contribuidor para o sucesso dos jogos de tiro – que dura até hoje. Os gráficos obviamente não se comparam aos padrões de hoje (embora retenham um charme retrô) e os controles podem parecer estranhos, mas a sensação de matar um demônio com um tiro de espingarda continua ótima. Ele pode ser jogado online aqui.

Middle-Earth: Shadow of Mordor

Uma esécie de Assassin’s Creed ambientado no universo dos livros de J.R.R. Tolkien, Middle-Earth: Shadow of Mordor traz um monte das criaturas fantásticas que o autor imortalizou em seus escritos, especialmente os orcs. O sistema Nemesis do jogo faz com que os orcs que o jogador precisa caçar construam toda uma pirâmide de poder, e cada inimigo que você assassina pode, potencialmente, alterar esse equilíbrio.

Devil May Cry

O inferno, segundo a ficção dos games, tem muitas criaturas estranhas. E a série Devil May Cry inclui praticamente todos eles. Todos os jogos da série, incluindo o mais recente DmC, dão ao jogador a possibilidade de encher de porrada toda sorte de demônios do inferno, com armas que vão desde um par de pistolas até uma foice gigantesca.

Red Dead Redemption: Undead Nightmare

Originalmente, não há nada que lembre muito o Dia das Bruxas no “GTA com cavalos” da Rockstar, Red Dead Redemption. No entanto, alguns meses após o lançamento do jogo, a empresa lançou também Undead Nightmare, uma expansão baixável para o jogo. Nela, o heroi do jogo original, John Marston precisa achar a cura para uma praga de zumbis que acometeu todo o velho oeste americano. Pode não ser a história mais original do mundo, mas a ideia de “zumbis no velho oeste” é boa demais para dar errado. O Pé Grande, o Chupacabra e um unicórnio também fazem aparições especiais.

Dungeon Keeper

Se você gosta de criaturas assustadoras mas prefere jogos que tem um ritmo mais lento, Dungeon Keeper é ideal para você. O jogo é basicamente igual ao SimCity, mas em vez de criar e gerenciar uma cidade, você constroi e administra um calabouço infernal, com salamandras, magos, duendes, gnomos e demônios, que precisam morar, comer, estudar e se divertir – e que podem se rebelar contra você se você não atender a essas necessidades). Os dois jogos da série são legais, mas evite a versão mobile.

Darkstalkers

Jogos de lutas cujos elencos são compostos praticamente só por variações dos clássicos personagens do dia das brúxias – essa seria uma possível definição para os jogos da série Darkstakers. Entre os diversos personagens que já passaram pelo jogo estão vampiras (Lilith, Morrigan), uma múmia egípcia (Anakaris), um lobisomem (Jon Talbain), um samurai fantasma (Bishamon) e até mesmo um homem-peixe que vive no rio Amazonas representando o Brasil. Se você já se perguntou quem ganharia numa briga entre um abominável homem das neves e um minotauro, esse é o jogo para você

Dead Rising

A série Dead Rising é uma grande homenagem ao prazer de se destruir hordas e hordas de zumbis. Os jogos da série possuem uma história consistente, mas seu principal ponto forte é permitir aos jogadores que exerçam toda a sua criatividade na hora de encarar os mortos-vivos. Eles possuem complexos sistemas de criação de armas, que permitem ao jogador criar desde facas eletrizadas até expiradores de ar que atiram consolos.

Plants vs Zombies

De acordo com Plants vs Zombies, a melhor forma de se proteger no caso de um apocalipse zumbi envolve plantas. O objetivo do jogo é manter segura uma casa que está sendo atacada por um grupo de zumbis. Para fazer isso, o morador (o jogador) e seu vizinho, chamado Crazy Dave, usam diversas plantas, cada uma com poderes específicos, para defender a residência. O jogo e sua sequência são uma das formas mais divertidas de experimentar o apocalipse zumbi no seu smartphone Android ou iOS.

Dark Souls

O mundo de Dark Souls é cheio de criaturas estranhas e assustadoras (ainda mais pela facilidade incrível com que elas podem te matar). Mas o mais notável é que, no jogo, você é um zumbi. A terra onde o jogo se passa foi acometida por uma maldição que faz com que aqueles atingidos por ela morram e voltem à vida como zumbis sem alma. Você é um deles, que acorda numa espécie de prisão para zumbis como você, e parte numa jornada nada fácil para extinguir a maldição – ou perpetuá-la.

Luigi’s Mansion

Os personagens da Nintendo também não são totalmente incompatíveis com o dia das bruxas. Em Luigi’s Mansion, os jogadores controlam o irmão mais alto do Mario enquanto ele vasculha uma mansão mal-assombrada, eliminando fantasmas por meio do seu aspirador mágico. O jogo foi um dos primeiros lançamentos do Gamecube, e depois ainda ganhou uma sequência para o Nintendo DS chamada Luigi’s Mansion: Dark Moon.

Left 4 Dead

Se matar zumbis já é divertido sozinho, com amigos então é ainda melhor. Esse foi possivelmente o raciocínio que motivou a criação de Left 4 Dead, um jogo onde você e mais 3 colegas precisam escapar de uma cidade infestada de zumbis. Destruir centenas de mortos-vivos com as armas que o jogo te dá se torna ainda mais interessante quando você pode parar no meio do caminho para discutir quem precisa mais de vida, ou sacanear seus amigos e jogar eles no meio das hordas famintas.