Com o anúncio do YouTube Red esta semana, era questão de tempo para surgirem as comparações com a Netflix, líder no setor de streaming. Mas a versão paga do site de vídeos do Google não está nada satisfeita com isso e já tratou de separar bem as coisas.

O porta-voz Robert Kyncl afirmou que as estratégias das plataformas são opostas: “Nosso serviço de assinatura é completamente diferente do da Netflix. Cada passo que demos ao passar dos últimos anos era o oposto completo do que a Netfix faz”.

publicidade

A diferença mais óbvia entre as duas é em relação ao conteúdo produzido, pois os programas e filmes que estarão no YouTube Red são protagonizados por pessoas que se destacaram dentro do próprio YouTube e voltados majoritarimanete para os adolescentes, que são a maioria na audiência da plataforma.

Apesar disso, essa lógica apresenta um problema, pois as pessoas que estão mais dispostas a pagar uma assinatura de US$ 9,99 por mês são as mais velhas, as que têm renda mensal. “Estamos começando, cada serviço de assinatura passa por um processo de evolução”, assume Kyncl.

publicidade

Sobre a concorrência entre YouTube Red e Netflix, o fundador e diretor executivo da Zerf (empresa voltada para ajudar a segmentar anúncios de vídeo), Richard Raddon, afirmou que “seria mais fácil para o YouTube se tornar Netflix que para a Netflix se tornar YouTube”.

De acordo com ele, o YouTube precisa de recursos para pagar empresas na produção de conteúdo exclusivo, enquanto a Netflix precisaria reunir milhões de jovens dispostos a postar conteúdo livre com a esperança de conquistar fama.