A MasterCard está trazendo para Brasil a plataforma MDES (MasterCard Digital Enablement Service), que permite utilizar aparelhos conectados à internet (como smartphones, smartwatches, etc) para realizar e receber pagamentos.

O MDES usa o processo de tokenização para realizar essas transações de forma mais segura. Essa tecnologia funciona da seguinte forma: a plataforma faz um mapa dos números impressos no cartão com base no token (código que os dispositivos móveis usam para validar transações) e encaminha a informação para o emissor, que autoriza o pagamento.

publicidade

“Esse tipo de criptografia fomenta a inovação na indústria de pagamentos, protege o cartão e, consequentemente o consumidor, mitigando golpes e fraudes. Há ganhos em todas as partes”, afirma Valério Murta, vice-presidente de Produtos da MasterCard Brasil e Cone Sul.

O primeiro a implementar o MDES é o Nubank, emissor da MasterCard, que além prover a novidade para as carteiras digitais, também o fará com os serviços de pagamento móvel, como Samsung Pay, Apple Pay ou Android Pay, assim que eles chegarem no país.