O Google Chrome pode ainda não estar presente na maioria dos computadores do mercado, mas seu número de usuários não para de crescer. Segundo a empresa de análise de dados Net Applications, o browser já é utilizado por 31% dos usuários, representando um crescimento anual de 46% desde o seu lançamento, em 2008.

Enquanto isso, o Internet Explorer, presente em 50% dos PCs do mundo, continua em queda. Para se ter uma ideia, esse mesmo índice foi registrado pela última vez antes da virada do século, na década de 1990. Na época, o IE ainda disputava espaço com o extinto Netscape.

publicidade

Já o Edge, navegador introduzido pela Microsoft no recém-lançado Windows 10, não parece ter conseguido reverter o fracasso do antecessor, pelo menos em seus primeiros meses. O browser conta com 2,7% de participação no mercado, mas, apesar de um ligeiro crescimento, o resultado foi abaixo do mês anterior (setembro).

Atrás do Chrome e à frente do Edge está ainda o Mozilla Firefox, com 11% dos usuários. Em relação ao mês anterior à medição, o navegador sofreu uma queda de 0,2%. É o índice mais baixo para o browser desde 2005.

publicidade

Via ComputerWorld