Hoje, a Wikipedia anunciou que superou a marca dos 5 milhões de artigos em língua inglesa. O artigo que superou essa marca foi sobre a Persoonia terminalis, um arbusto nativo da Australia. O artigo foi escrito por Cas Liber, um editor australiano da Wikipedia que já assinou mais de 1500 artigos em inglês na enciclopedia virtual.

O arbusto australiano entra para um clube que inclui os artigos sobre a estação ferroviária de Jordanville, o programa de TV espanhol “El Hormiguero”, a atriz norueguesa Beate Eriksen e a cidade costeira Ezbet El-Borg, no Egito. Todos eles são artigos “milionésimos”.

Conhecimento colaborativo

A Wikipedia levou menos de 15 anos para chegar a essa marca – ela foi fundada em 15 de janeiro de 2001. Em língua inglesa, ela chegou a dois milhões de artigos em 2007, 3 milhões em 2009 e 4 milhões em 2012.

publicidade

Inglês é a língua na qual a Wikipedia possui o maior número de artigos. Em segundo lugar, inusitadamente, vem sueco (com pouco mais de 2 milhões de artigos), seguido por alemão (1,87 milhões), holandês (1,184 milhões) e francês (1,69 milhões). Em portuguÊs, a enciclopédia virtual atualmente conta com mais de 893 mil artigos.

Contando todas as línguas, a enciclopédia ocupa mais de 30 terabytes de espaço em servidores. No primeiro semestre de 2015, a fundação Wikimedia (que gerencia o site) realizou uma parceria com uma instalação de arte que permitiria a qualquer pessoa comprar uma versão impressa da enciclopédia. A edição contaria com 7471 volumes e custaria US$ 500 mil.