A empresa inglesa ScanLAB Projects acoplou um scanner 3D a um carro e dirigiu pelas ruas de Londres, com o intuito de mostrar como os carros autônomos – equipados com scanners semelhantes – enxergam o mundo. O resultado pode ser conferido no video abaixo:

A ScanLAB Projects realizou o experimento sob solicitação do New York Times para uma matéria sobre carros sem motorista. O carro usado no experimento era um Honda CR-V, e ele era dirigido por uma pessoa, mas o equipamento utilizado para capturar as imagens é o mesmo usado por carros autônomos para se guiarem.

Tecnologia

publicidade

O equipamento usado pelos carros se chama LIDAR, sigla que significa “light detection and ranging” – algo como “medição e detecção de distância por luz”. O LIDAR dispara lasers em todas as direções, capta os lasers refletidos dos objetos e, medindo o tempo entre emissão e resposta, consegue calcular a distância dos objetos até ele. Fazendo isso muitas vezes por segundo, o sensor consegue “enxergar”.

A empresa responsável pelo projeto já utilizou a mesma tecnologia com outras finalidades. Segundo o Engadget, eles já escanearam também alguns museus e até mesmo uma linha de metrô abandonada (com a finalidade de mapeá-la e digitalizá-la).