Usuários comuns do Windows 10 (aqueles que não são parte do programa Windows Insider) estão recebendo nesta quinta-feira, 12, a primeira grande atualização do sistema operacional. Ao contrário das atualizações comuns, focadas em correções de segurança, este update traz novos recursos e melhorias.

O blog da Microsoft cita três principais novidades. A primeira delas é voltada para o desempenho, que, segundo a empresa, aumentou bastante em tarefas comuns, chegando, inclusive, a concluir o processo de boot 30% mais rápido do que a mesma máquina com Windows 7.

A segunda principal mudança está na Cortana, que infelizmente ainda não está disponível para brasileiros. Ela agora também é capaz de entender rabiscos feitos pelo usuário em telas sensíveis ao toque. A assistente reconhece números telefônicos, endereços de e-mail e até mesmo endereços físicos. Além disso ela monitora seus eventos, e ingressos para o cinema, além de dar lembretes de onde você tem que ir e como chegar lá na hora certa. Nos EUA, a assistente também é capaz de agendar um carro do Uber e acompanhar seu trajeto.

A empresa também confirmou a expansão da Cortana para outros países, mas o Brasil continua de fora. A lista de contemplados agora inclui Japão, Austrália, Canadá e Índia.

publicidade

A terceira das grandes mudanças está no navegador Edge. Ele teve seu desempenho e sua segurança melhorados e ganhou novos recursos, como o preview de abas: basta passar o mouse sobre uma aba para ver uma imagem do conteúdo presente naquele espaço sem precisar abrir para conferir. O browser também sincroniza favoritos e a lista de leitura entre dispositivos. Para usuários dos Estados Unidos, a integração com a Cortana permitirá a exibição de cupons de desconto quando o usuário está fazendo compras em algum site.

Fora estas três grandes novidades, há várias outras pequenas melhorias em interface, estabilidade e mudanças em apps como Email, Calendário, Groove, Xbox, OneNote e até na Loja de aplicativos.

A atualização liberada nesta quinta-feira é a mesma que os usuários do programa Windows Insider estavam testando na semana passada. Trata-se da compilação de número 10586.