O Facebook está testando uma nova funcionalidade: uma barra de busca chamada “Search this profile”, que aparece quando o usuário visita um perfil, e que permite buscar por palavras, expressões e nomes naquele perfil. 

Um dos primeiros a esbarrar na novidade foi o editor de negócios do Huffington Post, Alexander Kaufman. O editor chamou atenção para a função em um tweet:

Além dele, a repórter Miriam Kramer, do Mashable, também viu a nova função enquanto usava a rede social. O site chegou a publicar uma matéria falando sobre a barra de busca no perfil. Segundo eles, é possível visualizar todos os posts com links para determinado site, ou todos os posts com determinada palavra ou pessoa, ou tudo que aquela pessoa já disse sobre “amor”, por exemplo.

publicidade

Reprodução 

Ao Mashable, o Facebook declarou que se trata de um “programa piloto” que está acontecendo nos Estados Unidos, para iPhone e desktop, e que a novidade é uma resposta a pedidos de usuários para tornar mais fácil a busca por posts dentro de um perfil. Por enquanto, ela só está disponível para um pequeno número de usuários, e será refinada de acordo com as opiniões deles.

Com relação a preocupações sobre privacidade e segurança, a rede social afirmou que os usuários só poderão ver os resultados da busca que estejam visíveis para eles no perfil buscado. Em outras palavras, se você não é amigo da pessoa, a busca dificilmente trará muitos resultados.