Empresas em busca de crédito costumam enfrentar dificuldades para encontrar apoiadores. De olho neste nicho de mercado, dois empreendedores lançaram uma empresa com o objetivo de facilitar este processo. Batizada de F(x)  (lê-se ‘efe de xis’), ela atua como uma espécie de Tinder do crédito.

Ela funciona da seguinte maneira: os bancos se cadastram no site e colocam informações sobre o tipo de crédito que estão dispostos a conceder. As empresas, por sua vez, criam um perfil com informações sobre o negócio, o setor que atuam e o tipo de crédito que estão procurando.

Por meio de um algoritmo, o sistema cruza os dados oferecidos e aqueles que têm maior semelhança entre si dão “match”. Quando isso acontece, ambas as partes são notificadas e recebem informações mais detalhadas.

Além disso, a plataforma permite que profissionais autônomos usem a tecnologia para aumentar o acesso dos seus clientes fundos e instituições financeiras. Atualmente existem mais de 40 consultores cadastrados no serviço.

publicidade

Não são todas as empresas que podem ter acesso à plataforma, pois elas precisam ter uma receita mínima anual de R$ 30 milhões e comprovar equilíbrio de contas. Já com os bancos e instituições, não há nenhuma espécie de restrição para entrar na plataforma.

As negociações e transações financeiras são feitas diretamente entre as partes e a receita da plataforma vem da contratação dela pelas empresas interessadas em tomar crédito, e do pagamento de uma taxa, caso o empréstimo seja bem sucedido.

-> Tinder: história, dicas e principais recursos do app de encontros