O Google fez um estudo interno para ver o que distingue os times mais bem sucedidos da empresa. Um grupo do recursos humanos da empresa passou 2 anos entrevistando times de trabalhadores da gigante da tecnologia para ver o que os diferencia quando o assunto é dinâmica de grupo.

Os cinco fatores encontrados foram os seguintes:

publicidade

1. Segurança psicológica
De acordo com a analista do RH Julia Rozovsky, a segurança psicológica foi de longe a mais importante das cinco dinâmicas que encontraram lá, servindo como base para as outras quatro. Isso significa que as pessoas do time criaram um clima de segurança em que elas se sentem confortáveis como são.

2. Responsabilidade
O Google diz que a excelência depende das pessoas fazerem as suas tarefas no tempo. Eles ressaltam que quando um empregado começa a relaxar em suas responsabilidades, o grupo inteiro acaba sofrendo as consequências disso.

publicidade

3. Estrutura e clareza 

De acordo com Laszlo Bock, chefe do RH do Google, é essencial que o time de gerentes monitore os seus subordinados sem ficar microgerenciando as tarefas. Para isso, eles estabelecem uma relação de confiança e concordam com os papeis, planos e objetivos do time e de cada membro.

publicidade

4. Eles dão significado a cada um dos seus membros
Esses papeis, planos e objetivos precisam ressoar em cada um dos empregados. Caso isso não aconteça com algum deles, ele não trabalhará com o seu total potencial e não se se motivará para atingir novos limites.

5. Propósito
Rozovsky afirma que todo time precisa fazer para si mesmo a seguinte pergunta: “Nós acreditamos fundamentalmente que o que fazemos importa?” Bock completa ainda que antes de contratar alguém, eles precisam esclarecer o propósito do time e qual é o seu impacto.

publicidade

Via Business Insider