Encerra-se nesta quinta-feira, 19, o Expocine 2015, um dos maiores eventos sobre a indústria do cinema na América Latina. Diversas empresas levaram aos três dias da feira, realizada em São Paulo, propostas de novas tecnologias que podem mudar a forma como assistimos a um filme no cinema.

Uma delas foi a Barco, empresa que, junto com a Christie e a NEC, exibiram pela primeira vez na América Latina uma projeção a laser. De acordo com as fabricantes, esse sistema deve melhorar a qualidade da imagem nas telas do cinema, aumento o brilho, acentuando o nível de contraste e economizando energia.

publicidade

Já a Dolby, responsável pelo sistema de som das principais redes de cinema do mundo, trouxe sua nova linha de áudio imersivo para as salas escuras. Trata-se do Dolby Atmos, que multiplica ainda o número de canais de áudio de um filme para proporcionar ao espectador a sensação de estar cada vez mais “dentro” da ação.

Outras companhias, incluindo a MasterImage, a MDI e a Quanta DGT também levaram à exposição produtos voltados para uma melhor experiência no cinema, incluindo projetores 3D e softwares anti-pirataria. O evento contou com a presença também dos principais estúdios de Hollywood, como Disney, Warner Bros., Paramount e 20th Century Fox; além de redes de exibição como o Cinemark e a Kinoplex.