Além de ser a maior plataforma de vídeos do mundo, o YouTube é o terceiro site mais visitado na internet atualmente e possui o segundo maior motor de buscas. Para uma empresa, isso significa a possibilidade de fazer seu produto ser visto e ganhar mercados cada vez maiores. Mas como tornar um vídeo um sucesso no site? 

O site TheNextWeb conversou com especialistas e listou 9 passos que podem ajudar uma companhia a tornar um vídeo viral no YouTube. Confira:

1. Boas palavras-chave e monitoramento contínuo
Escolha palavras-chave relacionadas ao setor e marca do produto. Isso pode ajudar na hora de localizar um vídeo no YouTube. Para ajudar no trabalho, algumas ferramentas são capazes de avaliar o potencial de cada uma das escolhas. 

Depois disso, é importante listar o YouTube como motor de busca, separado em pastas por país. Certifique-se também de monitorar constantemente o número de views, o tempo de visualização e os comentários dos usuários na rede social.

publicidade

2. Preste atenção no nome do arquivo
Antes de fazer o upload de um vídeo no YouTube, a plataforma oferece um título gerado automaticamente, algo como “LSR354”. Lembre-se de renomeá-lo, mas escolha palavras simples, que descrevam perfeitamente do que se trata.

3. Escolha um título fácil
Apesar de parecer uma boa chance para exercitar a criatividade e a capacidade de criar trocadilhos, escolha algo descritivo, conciso e que chame a atenção do arquivo. De acordo com especialistas, palavras como “oficial”, “novo”, “tutorial” e “DIY” podem atrair ainda mais a atenção do usuário.

4. Disponibilize-o para dispositivos móveis
Mais da metade das visualizações do YouTube vêm de dispositivos móveis, o que siginifca que não torná-lo disponível para a plataforma móvel pode ser um erro fatal. 

5. Uma boa descrição pode fazer toda a diferença
Não se esqueça de criar uma boa descrição. Assim como o título, a descrição pode ajudar o usuário a ter uma ideia do que se trata o vídeo. A sugestão é usar pelo menos 300 palavras, usando as palavras-chave e frases relacionadas ao produto e marca.

Não se esqueça de oferecer mais informações, incluindo URLs de contato e o site da empresa. Outra boa dica é sugerir que o usuário assista a outro vídeo e se inscreva no canal.

6. Legendas
Legendas e closed captions, descrições voltadas para pessoas que possuem problemas auditivos, podem ajudar a ampliar o alcance de um vídeo. Em testes realizados pelo YouTube, ficou comprovado que vídeos com legendas em inglês possuem 4% mais visualizações.

7. Tags
As tags são inseridas ao fazer o upload ou editar o vídeo e oferecem para o sistema uma visão do que é o vídeo e seu conteúdo. Não se esqueça de incluir o nome de sua marca e de marcas relacionadas. Tenha em mente também que elas não precisam ser fixas: atualize-as sempre que achar necessário.

8. Encontre a duração ideal
Os vídeos mais populares do YouTube são, geralmente, os curtos, mas isso não significa que é preciso optar sempre por esse caminho e cortar minutos preciosos. Se o conteúdo do vídeo requer mais tempo, como um tutorial, é preciso mais tempo. Caso o trabalho final fique longo demais, é possível dividí-lo em mais de uma parte, que se inicia automaticamente depois do final da reprodução anterior.

9. Caixas de comentários
As caixas de comentários que o editor pode incluir ao longo do vídeo podem trazer links, mais informações sobre o conteúdo que está sendo reproduzido ou até aproximar a marca do público.