A Black Friday é, como o nome já diz, só na sexta-feira. Mas no Brasil, o evento é mais um “estado de espírito” do que uma data propriamente dita. Tanto é que o estudo indica que os descontos já podem ser observados nas lojas online, mesmo que o evento só aconteça dentro de três dias.

O estudo da Sieve, realizado entre 3 de agosto e 3 de novembro, mostra que os descontos antes da Black Friday já chegam a 75%. A análise levou em consideração 3.530 produtos de 14 departamentos em 60 sites de comércio eletrônico.

Os maiores descontos foram encontrados nas áreas de Perfumaria, Informática e Brinquedos, enquanto a Telefonia Celular chegou a 51%, com o preço médio dos aparelhos alcançando R$ 1.363,12.

Enquanto isso, em Eletrodomésticos, os descontos chegam a 71%, mas também é a que tem os maiores preços. Já na área de livros, tem a maior média de descontos (56%) no período analisado.

publicidade

A conclusão é que mesmo antes da Black Friday há boas ofertas no comércio eletrônico brasileiro. No entanto, no dia 27, quando é o evento propriamente dito, os percentuais devem subir graças ao cenário dos consumidores antecipando as compras de natal.