Lojistas brasileiros participam nesta sexta-feira, 27, da sexta edição nacional da Black Friday. O evento que nasceu nos Estados Unidos promete consideráveis descontos em diversos produtos, e os que mais interessam potenciais compradores são smartphones.

Segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 25, pelo site Reclame Aqui, celulares são a primeira opção de compra de 16% dos consumidores. O estudo entrevistou cerca de 7 mil pessoas que se declararam interessadas em aproveitar os descontos da Black Friday.

publicidade

Em segundo lugar aparece a chamada linha branca, composta, em geral, por eletrodomésticos de cozinha e lavanderia, com 14% da preferência. Roupas, sapatos e acessórios ocupam a terceira posição, citados por 11% dos entrevistados.

Aparelhos de televisão aparecem em quarto lugar na lista, como primeira opção de 10% dos consumidores. Produtos eletrônicos em geral, incluindo DVDs, Blu-rays, Home Theaters e afins, ocupam a quinta posição, com 9%. Já notebooks e tablets vêm logo em seguida, no sexto lugar, como preferência de 7%.

publicidade

Na categoria games, jogos e consoles aparecem apenas em nono lugar, atrás de móveis e viagens, citados por apenas 4% dos entrevistados. Em último lugar aparecem os carros, com 0,5% do interesse dos consumidores.