Um grupo de amigos da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, criou o Zookal, uma espécie de Netflix da educação. A ideia começou como uma espécie de locadora de livros, mas hoje já é uma plataforma completa de ensino.

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A Zookal saiu do papel quando os amigos perceberam que eles eram descartados ao final do ano, mesmo tendo custado valores altos. Para começar o projeto, a equipe pediu dinheiro emprestado a amigos e familiares e comprou cerca de 300 livros. Em uma semana, a página na internet obteve 20 mil acessos e todos os exemplares foram alugados.

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Vídeos
Com o sucesso, o grupo decidiu ir além e criou uma plataforma de vídeos voltados para o espaço universitário. A ideia é que os estudantes que se destacam em determinado assunto façam o upload de um vídeo explicando a matéria para novos alunos, usando ferramentas como a escrita, vídeos dentro do próprio vídeo e apresentações de slides.

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Para acessar o conteúdo, o estudante deve pagar uma taxa estabelecida por quem fez o vídeo – a empresa leva uma comissão desse valor. De acordo com a Zookal, atualmente são mais de 25 cursos em 7 áreas, cada um com 5 horas de duração e vídeos com duração de 5 a 10 minutos.

Assinaturas
Mas por que alguém pagaria para assistir a um vídeo de um tema que pode encontrar no YouTube? “É o conteúdo que o aluno está estudando em uma universidade específica, ministrado por um aluno que estuda lá. O usuário sabe que o conteúdo é feito sob medida para ele”, explica Jon Tse, um dos donos da empresa.

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O jovem conta ainda que há uma curadoria para que os vídeos sejam relevantes e passem as informações corretas. Antes de ser disponibilizado na plataforma, o conteúdo é examinado por pessoas que entendem do tema. “Avaliamos todos os alunos que se inscreveram, não apenas suas notas, mas a forma como eles passam suas ideias”, explica Tse.

Por enquanto, o serviço de vídeos do Zookal funciona apenas na Ásia. O aluguel de livros segue ativo e a companhia já fatura dezenas de milhões de dólares.

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Via TechInAsia