Já é sabido: a cada dois anos, a Apple renova o design do iPhone, tornando-o, normalmente, mais fino e leve. Então, o que vai acontecer quando a espessura chegar aos 3,5 milímetros ou passar essa marca, que é o exato tamanho da entrada de fones de ouvido? Se um rumor vindo do Japão estiver certo, isso pode acontecer já no ano que vem, e o resultado é que a entrada de fones convencional pode estar dando adeus.

O blog Macotakara diz que tem fontes confiáveis afirmando que o fim do conector de 3,5 milímetros acontecerá no iPhone 7. Por se tratar de um rumor, é bom não acreditar cegamente na informação, no entanto.

Não seria uma surpresa, contudo, se isso realmente acontecesse. O iPhone 6 chegou aos 6,9 milímetros de espessura, então ainda há alguns milímetros para serem removidos antes de chegar ao limite dos 3,5. No entanto, é muito pouco provável que a redução de espessura venha do afinamento da carcaça do aparelho, pois reduziria sua resistência. O caso dos iPhones que entortam já foi dor de cabeça demais para a Apple. Sobra, portanto, tentar afinar os componentes internos, e a entrada para fones convencional seria uma possível vítima.

Isso não quer dizer que a Apple quer eliminar os fones com fios e adotaria apenas o Bluetooth. O que a indústria imagina é que a entrada seja substituída por um conector USB-C multiuso, que tem apenas 2,5 milímetros, que pode substituir a entrada Lightning presente nos smartphones atuais.

publicidade

A empresa já mostrou que tem coragem para fazer esse tipo de mudança, com o novo Macbook. O laptop só tem dois conectores: uma entrada USB-C, que força os consumidores a se adaptarem ou comprarem adaptadores para seus cabos HDMI, e todos os dispositivos USB convencionais, e uma entrada para fones de 3,5 mm.

O que é certeza é que, se isso acontecer, a indústria de áudio terá que se preparar. O iPhone é indiscutivelmente o modelo de smartphone mais vendido do mundo, e o equipamento primário de consumo de áudio (música, podcasts, etc.) de muita gente, o que torna a tendência impossível de ignorar. Isso tornaria obsoletos todos os modelos de fones já lançados, mas abriria um novo mercado, que é o de adaptadores para USB-C (ou qualquer outro padrão que a Apple possa adotar).

Via Mashable