O estúdio polonês The Farm 51 está recriando virtualmente a usina nuclear devastada de Chernobyl e a cidade abandonada de Pripyat, próxima à usina. A intenção é construir uma experiência de realidade virtual que permita que usuários explorem a usina e a cidade.

Em 1986, a cidade ucraniana de Chernobyl sofreu uma catástrofe nuclear que exigiu que toda sua população, bem como a da cidade vizinha de Pripyat, fosse evacuada. Atualmente, o acesso à região é restrito.

O Chernobyl VR Project, como é chamado atualmente o projeto, escaneou grandes pedaços da região para recriá-la em três dimensões e tornar possível explorá-la virtualmente. Para isso, eles usaram uma câmera 360 graus para capturar imagens, e a técnica de fotogrametria para digitalizá-las da maneira mais verossímil possível.

O estúdio tem a intenção de lançar a experiência para “diversos equipamentos VR [de realidade virtual], incluindo Oculus Rift, Playstation VR, Vive ou Samsung Gear VR”. Abaixo, é possível ver o trailer da experiência:

publicidade