Uma empresa japonesa criou sapatos com sensores de localização para ajudar a encontrar idosos com demência, que podem se perder ao saírem de casa, sem conseguir voltar para suas residências. Os calçados, chamados GPS Dokodemo Shoes, possuem um GPS intalado no interior do pé esquerdo e mostram em smartphones e PCs a posição exata do usuário. Para acessar as informações, é preciso inserir um número de identificação e uma senha.

“Temos experiência na pessoas com demência perdidas e sabemos que elas não utilizam telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso, decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”, conta um porta voz da Wish Hills, empresa que criou o calçado.

publicidade

Reprodução

É possível programar o sistema para que notifique o responsável quando o usuário se afastar mais de 50, 100 ou 500 metros de casa. O sistema também pode exibir a posição do usuário em um mapa, com o objetivo de tornar a busca mais fácil.

publicidade

Os sapatos custam cerca de R$ 1 mil e estão disponíveis, por enquanto, somente no Japão, onde 25% da população tem mais de 65 anos. “No futuro, nos interessaria operar em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos”, explica o porta-voz.

Via EFE

publicidade