Assim como a Apple, o Google tem como objetivo garantir o crescimento de seus produtos na China, cinco anos depois de ter deixado de operar no país. Apesar de dominar o mercado de smartphones chinês, correspondendo a 75% dos dispositivos, a gigante de buscas não lucra quase nada com o mercado de aplicativos.

Atualmente, existem 200 lojas diferentes de apps, sendo que pelo menos 100 delas concorrem diretamente com a Google Play Store. Entre as principais, estão a 360 Mobile Assistant, a Myapp e a Baidu Mobile Assistant, sendo que as duas primeiras possuem 400 milhões de 100 milhões de usuários, respectivamente. A loja da Baidu não fica atrás: em 2014, ela foi responsável por 2 dos 10 apps mais baixados do mundo no ano.

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Com a popularização de lojas de apps de terceiros, o Google deixa de ganhar dinheiro com o sistema operacional que desenvolveu, enquanto outras empresas acabam lucrando com o negócio.

O mesmo não acontece com a Apple, que continua como a única fonte de apps e jogos legítimos para os usuários chineses. A fabricante possui um controle rigoroso sobre os aplicativos e lojas alternativas, garantindo seu lucro. Ao que tudo indica, a estratégia tem dado certo: a China é o país com o segundo maior número de downloads de apps para iOS do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os chineses também são responsáveis pelo 3º maior lucro da Apple por país.

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Via PhoneArena

 

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