Dando início às suas comemorações de fim de ano, o Twitter lançou um site especial que mostra os principais destaques na rede social durante os últimos 12 meses. São os tweets mais replicados, os assuntos mais comentados e até os emojis mais usados.

Além da hashtag #YearOnTwitter, que convoca usuários a relembrarem os principais momentos do ano, a rede social também destacou em seu blog oficial os 10 acontecimentos que marcaram o universo das interações digitais. Confira-os abaixo:

1 – #ParisAttacks

Reprodução

publicidade

O Twitter foi uma importante ferramenta para as vítimas e também para as pessoas sensibilizadas com os ataques terroristas da França este ano. O último atentado, em outubro, ganhou a hashtag #PrayForParis, enquanto o primeiro, contra a revista satírica Charlie Hebdo, popularizou na rede social o termo “Je Suis Charlie” (“Eu sou Charlie”, em português).

2 – #BlackLivesMatter

Reprodução

Pouco falado no Brasil foi o movimento Black Lives Matter (“vidas negras têm valor”, em tradução livre), um protesto contra os seguidos casos de assassinatos contra pessoas negras nas regiões de periferia nos Estados Unidos. A hashtag unificou as vozes dos participantes de protestos em Baltimore Ferguson, assim como destacou uma importante discussão sobre racismo no mundo todo.

3 – #MarriageEquality

Reprodução

Foi também neste ano que a Irlanda e os Estados Unidos aprovaram a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com a hashtag que significa “Igualdade de Casamento”, usuários puderam comemorar a mudança que representa um importante passo em direção ao fim da homofobia.

4 – #RefugeesWelcome

Reprodução

Outra hashtag que esteve na lista de principais tópicos mundiais foi a crise de refugiados na Europa. Com a expressão “Bem-vindos, refugiados”, diversas personalidades, movimentos, governos e veículos de comunicação – além de usuários comuns – declararam apoio aos milhões de seres humanos que buscavam abrigo em países desenvolvidos, fugindo da violência do Oriente Médio e da África.

5 – #IStandWithAhmed

Reprodução

Ahmed Mohammed é um garoto de 14 anos que foi preso pela polícia do Texas por estar carregando um relógio de fabricação caseira – confundido com uma bomba pelas autoridades. A hashtag que representa “Eu estou com Ahmed” estampou mais de 370 mil interações na rede social entre pessoas em apoio ao jovem e contra o preconceito.

6 – Eleições

Reprodução

No Brasil não houve eleições, mas muitos países do mundo pararam para escolher seus novos representantes legislativos, executivos e judiciais. Argentina, Canadá, Singapura, Índia e Reino Unido foram alguns dos epicentros para as principais hashtags envolvendo o processo eleitoral em democracias dos quatro cantos do planeta.

7 – #FIFAWWC

Reprodução

O movimento em favor da igualdade de gênero na internet também alcançou o mundo dos esportes. Sem a tradicional Copa do Mundo de futebol masculino, o mundial de futebol feminino organizado pela FIFA no Canadá entre junho e julho viu a publicação de mais de 9 bilhões de posts a seu respeito. Um dos maiores eventos esportivos do ano, segundo o Twitter.

8 – #PlutoFlyby

Reprodução

Em 2015, a humanidade viu pela primeira vez a superfície de Plutão em alta definição, graças à missão New Horizons da Nasa. A sonda fez apenas uma rápida passagem pela órbita do planeta-anão, mas foi suficiente para registrar mais de 1 milhão de tweets apenas no dia 14 de julho.

9 – #TheDress

Reprodução

Você certamente se lembra da “polêmica” em torno de um simples vestido que paralizou a internet no mundo todo. Uma imagem que, para algumas pessoas, mostrava uma peça azul e preta, enquanto que, para outras, branca e dourada. Apenas entre os dias 26 e 27 de fevereiro, foram mais de 4 milhões de tweets.

10 – Caitlyn Jenner

Reprodução

A atriz, modelo e socialite Caitlyn Jenner, mãe de Kim Kardashian, não se envolveu em nenhuma ação social ou provocou grandes transformações no mundo, mas foi responsável por quebrar o maior recorde da história do Twitter. Em apenas quatro horas, seu recém-inaugurado perfil ganhou 1 milhão de seguidores.