Como nós costumamos usar o smartphone para fazer praticamente tudo, o fato de ele começar a rodar lentamente acaba se tornando um problema irritante. Felizmente existem alguns truques que podem fazer com que o seu iPhone rode mais rápido.

Apague fotos antigas

Arquivos desnecessários fazem com que o seu smartphone fique mais lento. Deletar fotos antigas do smartphone, guardando-as no seu computador ou em um HD externo, pode fazer com que esse problema se resolva.

publicidade

Delete apps que ocupam muito espaço 

Indo mais ou menos no mesmo caminho do item anterior, o seu celular, quanto mais cheio estiver, mais lento será. Portanto, é bom deletar apps que ocupem muito espaço e que não sejam necessários. Para fazer isso você pode ir em Settings > General > Storage & iCloud Usage > Manage Storage.

Apague conversas e mensagens antigas

Se você nunca apaga mensagens de texto (ou as fotos e vídeos que são mandados para você), esse conteúdo irá pesar em seu iPhone. É possível ajustar o seu aparelho para apagar as mensagens após 30 dias, um ano, ou nunca apagar (que é o menos recomendado). Para fazer isso basta você ir em Settings > Messages > Keep Messages.

publicidade

Limpe o cache do Safari

Para que o seu iPhone continue funcionando bonitinho, é preciso limpar o cache do Safari com uma certa regularidade. É bacana pensar no seu smartphone como se fosse um mini-computador e tratá-lo da mesma forma que você trataria um computador. Você pode fazer isso indo em Settings > Safari e clicando em “Clear History and Website Data”.

Desligue a atualização automática dos apps

Quando o iPhone está tentando fazer as atualizações dos apps, ele acaba rodando mais lentamente. Atualizar manualmente, ao invés de deixar programado para a atualização automática, pode ser uma boa solução para agilizar o seu aparelho. Para fazer isso você vai em Settings > iTunes & App Store.

publicidade

Desligue downloads automáticos

Da mesma forma que as atualizações, os downloads automáticos podem fazer com que o seu iPhone fique devagar. Para desligá-los, o processo é o mesmo do de desligas as atualizações dos apps, sendo que ao invés de selecionar “updates”, você seleciona “music”, “apps” ou “books”.

Se você puder fazer alguma coisa manualmente, faça

Evite deixar o seu smartphone configurado no automático para fazer coisas como conectar a rede de Wi-Fi, por exemplo. Todas as vezes que o seu iPhone faz alguma coisa automaticamente, ele roda mais devagar.

publicidade

Reinicie o seu iPhone de vez em quando

Por mais que seja comum ter o hábito de deixar o iPhone ligado o tempo todo, é saudável para o aparelho reiniciá-lo de vez em quando. Aqui vai o mesmo conceito de tratar o smartphone como um computador que já foi abordado anteriormente.

Cheque as atualizações do seu software e, se necessário, realize-as

Algumas vezes a lentidão do seu iPhone pode ser devido a bugs no software, então atualizações dele podem consertar essas falhas e consequentemente fazer com que o seu celular rode mais rapidamente.

Tente realocar a memória do seu iPhone

O app Battery Doctor, para iPhone, pode mostrar o quão rápido o seu smartphone está rodando e, caso ele esteja rodando de forma lenta, o usuário pode clicar no botão “Realocar Memória” para redistribuir a memória do iPhone.

Se nada adiantar, tente restaurar para um backup anterior

Para quem faz backup do smartphone com regularidade, é possível tentar restaurar para um anterior caso o o seu iPhone continue lento, mesmo com os truques anteriores.