Se você já se perguntou quanto pesa o simpático alienígena verde mestre Jedi chamado Yoda, que treina Luke Skywalker em Star Wars, saiba que você não foi o único. O físico Rhett Allain, que escreve para o Wired, já se fez essa mesma pergunta, e conseguiu a resposta: ele pesa -47,3 kg (sim, menos 47 quilos).

Método

publicidade

Para chegar a esse resultado, Allain se baseou em uma cena na qual Luke e Yoda treinam nos pântanos de Dagobah. Durante o treino, Luke planta uma bananeira usando só a mão direita enquanto equilibra Yoda sobre a sola de seu pé esquerdo. Segundo o físico, se o sistema Luke-Yoda está em equilíbrio, então o centro de gravidade do sistema deve estar diretamente acima da mão direita de Luke.

O físico também faz algumas suposições para poder resolver o problema. Ele supõe que a gravidade de Dagobah é igual à da Terra, que a distribuição de massa de Luke é igual à de outros humanos, que Luke pesa 68 quilos e mede 1,75 metros, e que o sistema só está sujeito a duas forças: a gravidade e a força do chão empurrando o sistema para cima. 

publicidade

Allain usou um raciocínio semelhante para estimar a massa de Darth Vader com base em outra cena do filme. Uma ilustração que ajuda a entender a lógica do físico pode ser vista abaixo:

Reprodução

publicidade

Resultado

Com base nas suposições e na análise feitas por Allain, o mestre Jedi verdinho precisaria ter uma massa de -47,3 quilos para que ele e Luke pudessem se manter naquela posição. Embora o resultado negativo possa ser inusitado, ele tem uma explicação.

publicidade

Como Yoda se comporta normalmente em relação à gravidade em outras situações mostradas no filme, é válido supor que sua massa seja positiva. A massa de -47,3 quilos encontrada para essa situação, portanto, significa que Yoda está usando A Força para puxar Luke para cima; caso contrário, os dois cairiam.

Essa interpretação faz sentido: segundo o físico, Luke é apenas um aprendiz no momento em que essa cena acontece. Por esse motivo, o mestre Jedi usa sua Força para ajudá-lo a se sentir mais seguro e confiante.