Um robô que vem se espalhando por conversas de grupo do Whatsapp tem gerado preocupação por parte de alguns usuários. Trata-se do Max, um sistema de geração de respostas automáticas que cria e gerencia eventos dentro do aplicativo de mensagem.

O tal Max pode ser incluído em grupos de chat pelo administrador, e então coletar informações fornecidas pelo usuário para montar um evento, incluindo endereço, data, horário e outras informações. Para isso, porém, é preciso que o usuário adicione seu número de telefone à agenda de contatos.

Assim como no Twitter e outras redes sociais, um robô (ou “bot”) como o Max nada mais é do que um algoritmo que gera respostas automáticas. Seguindo um script pré-determinado, esses robôs enviam mensagens padronizadas e muitos são feitos para compartilhar correntes e spams pela internet.

Os próprios termos de uso do Max dão margem a um potencial propósito malicioso para os seus dados. Por mais que a página principal do site diga que “um forte sistema de criptografia” é usado para proteger suas informações, não é isso o que o contrato do robô indica.

publicidade

A política de privacidade do Max diz que, entre os dados coletados, estão o nome do grupo no Whatsapp em que ele está sendo usado, a lista de membros, números de telefone, fotos, vídeos, registros de localização e até o histórico das suas conversas. Ao acessar o site do programa, até seu endereço de IP pode ser armazenado.

O que o robô faz com esses dados? O termo de privacidade diz que essas informações podem ser compartilhadas com empresas filiadas e “parceiros de negócio”, o que, em tese, sugere que seu contato pode ir parar no mailing list de alguma corrente de spam.

Em termos de proteção à privacidade, tudo o que o Max diz é: “nos esforçamos para seguir padrões geralmente aceitos pela indústria para proteger suas informações pessoais. Contudo, você deve entender que nenhum método de transmissão pela internet ou de armazenamento eletrônico é 100% seguro. Por isso, não podemos garantir sua absoluta segurança”.

O número de telefone usado para adicionar o Max ao Whatsapp usa o código de área de Israel. Além disso, os termos de uso estão também sujeitos às leis daquele país, diz o site oficial. O que torna tudo ainda mais estranho é o fato de que o robô envia mensagens em português fluente.

Não há como afirmar com certeza que o Max é um bot mal intencionado, cujo objetivo é roubar ou vender dados de usuários. No entanto, recomendamos que você tome bastante cuidado antes de utilizar qualquer serviço sem antes concordar (conscientemente) com os termos de uso.

* Sugestão de pauta do leitor Alan Correia