O filme mais recente do Adam Sandler, The Ridiculous 6, está sendo lançado nesta sexta-feira, 11, na Netflix. Esse é o primeiro dos quatro originais para o serviço de streaming que o ator irá fazer. Mas o que significa a contratação do ator de comédias de Hollywood pelo serviço?

A presença de Sandler em filmes exibidos apenas na Netflix tem o objetivo de atrair mais assinantes, especialmente em um mercado fora dos Estados Unidos, onde o tipo de humor que ele faz não tem muitos problemas causados pela diferença de idioma.

Apesar disso a escolha é um pouco preocupante pois, por mais que os filmes que Sandler fez nos anos 90 e 2000 tenham sido um grande sucesso, os mais recentes, como Pixels, já não tiveram um desempenho tão bom assim. Além disso, ele já se envolveu em algumas polêmicas, sendo uma delas, inclusive, por The Ridiculous 6, que foi chamado de racista por atores nativos americanos.

Para a Netflix, no entanto, escalar um nome de Hollywood como o dele vale o risco. As pessoas que não gostam do ator, dificilmente vão cancelar a sua conta no serviço de streaming; apenas deixarão de assistir ao filme. E no mercado internacional, mesmo os filmes mais recentes tiveram um sucesso considerável.

publicidade

Netflix e os filmes originais

A Netflix recentemente decidiu que não quer ter que lidar com Hollywood e que a estratégia mais fácil de chegar a diversas partes do globo seria tendo mais filmes originais. Essa aposta veio especialmente depois do grande sucesso que as séries originais, como House of Cards e Orange Is The New Black, vêm fazendo.

Uma diferença entre a nova estratégia do serviço de streaming e a da indústria do entretenimento tradicional, por exemplo, é que enquanto nos modos convencionais, um filme que é lançado hoje nos cinemas americanos pode levar meses para ser lançado em outro país, na Netflix eles pretendem fazer com que isso aconteça simultaneamente em todos os lugares.

Para que essa estratégia funcione, é preciso que, pelo menos por enquanto, a Netflix ainda tenha pelo menos alguns blockbusters para atrair novas pessoas para o serviço e para deixar que os assinantes de longa data fiquem satisfeitos o suficiente para que não cancelem a assinatura.