O Google escolheu a Índia como um dos principais focos do Projeto Loon, que planeja levar internet sem fio a locais remotos ou que apresentem condições ruins de conexão por meio de balões. Mas parece que o país pode impedir os planos da gigante de buscas.

Recentememnte, o Google decidiu comprar um espectro, ou seja, uma faixa de ondas no país, para o Loon. Nesta semana, Ravi Shankar Prasad, ministro de comunicação e TI do país, afirmou ao Parlamento indiano: “A banda de frequência proposta para o Projeto Loon do Google está sendo usada para operações de telefonia celular na Índia e vai levar a interferência com as transmissões celulares “.

publicidade

Em um comunicado, um representante do Google afirmou que a equipe do projeto se reuniu com autoridades indianas e que a empresa acredita que o sinal pode operar sem obstruir o das empresas de telecomunicações. “Tivemos várias reuniões positivas com o governo indiano sobre o Projeto Loon. Estamos confiantes de que podemos responder a quaisquer questões que o governo tenha sobre a interferência no sinal de celular, e estamos ansiosos para trabalhar com eles e realizar os testes que validem nossa análise. Já testamos com sucesso a integração do sistema Loon na infraestrutura de várias grandes empresas de telecomunicações e acreditamos que podemos operar uma rede de balão sobre o espectro compartilhado, de maneira que irá aumentar a cobertura, sem afetar as operações existentes”, revela o documento.

Via Re/Code