E agora é oficial: a Microsoft está praticamente forçando a atualização para o Windows 10 aos usuários das versões 7 e 8.1 do sistema. Usuários estão relatando o recebimento de uma janela pop-up com apenas duas opções: “atualizar agora” e “atualizar hoje à noite”, conforme a captura abaixo feita pelo site InfoWorld.

Reprodução 

publicidade

Isso não significa que não há opções. O usuário que não quiser realmente atualizar seu computador pode simplesmente fechar a janelinha e seu PC não receberá o Windows 10. No entanto, usuários mais inocentes e inexperientes podem se deparar com os dois botões de atualização e pensar que não há alternativas e aceitar de forma resignada o update. 

A Microsoft já havia afirmado que começaria a ser mais incisiva em seus “incentivos” à atualização. O próximo passo é fazer com que o Windows Update, que gerencia as atualizações do sistema, considere o pacote como “recomendado” em vez de “opcional” a partir do ano que vem.

publicidade

Isso significa que o Windows 10 começará a ser instalado como se fosse mais um pacote comum de correção do sistema. No entanto, o usuário ainda precisará dar o aval para que seu sistema seja atualizado.

Outras medidas polêmicas incluem o download prévio dos arquivos de instalação, que variam entre 3 GB e 6 GB, sem que o usuário fosse alertado. A medida gerou controvérsia, principalmente para quem tem conexões com limites de consumo de dados. 

publicidade

Via InfoWorld