A Unicode, organização conhecida pela criação e liberação dos emojis, quer ajudar a preservar línguas que corram o risco de desaparecer.

“Estamos chegando a um ponto em que é preciso muito tempo e pesquisa para compreender o que os caracteres significam em determinado sistema de escrita. Não é tão simples como árabe ou chinês”, explica Mark Davis, presidente e fundador do Unicode.

publicidade

Em 20 anos, a organização codificou cerca de 130 sistemas de escrita, mas identificou mais 100 que gostaria de ter. Para ajudar a financiar o projeto, a Unicode lançou uma nova campanha de captação de recursos. A iniciativa permite adotar um emoji temporariamente.

Quem doar mais de US$ 100 pode ter seu nome listado como um patrocinador do projeto

publicidade

De acordo com a associação, o dinheiro captado pelo programa irá para o setor de pesquisas de “línguas digitalmente desfavorecidas”. Segundo Davis, a inciativa é importante porque pode preservar e popularizá-las. “Se as crianças escrevem mensagens em seus celulares e têm a opção de usar caracteres latinos, isso muda a maneira como elas se sentem sobre sua língua nativa”, explica o fundador da organização, ressaltando que atualmente há somente algumas línguas africanas suportadas atualmente.

Dinheiro

publicidade

O financiamento será usado para viagens, o que vai permitir que os pesquisadores entrem em contato com especialistas locais. A Unicode pode ainda criar um app que permitirá aos nativos revelar informações sobre o funcionamento da linguagem.

O processo deve demorar ao menos dois anos para se completar, já que nenhum dos funcionários se dedicará exclusivamente ao projeto.

publicidade

Via TheVerge