A equipe alemã da empresa FeelSpace criou um equipamento voltado para ajudar deficientes visuais a se deslocarem por cidades. O dispositivo é um cinto com 32 motores que vibram, indicando ao usuário para onde ele deve ir sem a necessidade de informações visuais.

Segundo a FeelSpace, o cinto terá também um aplicativo por meio do qual os deficientes visuais poderão determinar até onde querem ser guiados. A empresa também pretende fazer com que o equipamento funcione via Bluetooth com aplicativos de navegação como o Google Maps.

Primeiros passos

O primeiro protótipo do dispositivo não tinha funções de navegação; possuía apenas uma bússola, e indicava constantemente ao usuário, por meio de vibrações, onde estava o Norte. Mesmo assim, a ideia foi bem recebida, o que motivou os pesquisadores a incluírem essa funcionalidade.

publicidade

A fundadora da FeelSpace, Susan Wache, disse ao The Next Web que espera ter um protótipo plenamente funcional no segundo trimestre de 2016. Segundo ela, o preço inicial do cinto será de 800 euros (cerca de R$ 3376). No entanto, como boa parte do valor do equipamento seria subsidiado por planos de saúde, o preço final para os consumidores deverá ser bem menor.