Bill Gates, fundador da Microsoft, publicou em seu blog pessoal a tradicional lista com os acontecimentos mais importantes do ano na opinão dele. Gates considera que 2015 foi benéfico e trouxe avanços em várias áreas.

Gates comenta que notícias ruins e acontecimentos como os ataques terroristas e guerras acabam escurecendo a imagem do que se está sendo feito no mundo. Ele cita o trabalho feito em cooperação global sobre mudanças climáticas e energias como uma excessão à regra das notícias negativas. Segundo ele, foi difícil reunir poucas histórias em meio a tantos destaques; confira abaixo as escolhidas.

publicidade

África sem registro de casos de Pólio
Em 24 de julho, a Nigéria bateu o marco de um ano sem registro de novos casos de pólio. O país era o último da África para interromper a transmissão selvagem da doença, que alguns especialistas acreditavam que nunca chegaria. Aliando uma equipe de mapeamento, voluntários e fornecimento de vacinas, a Nigéria mostrou que estratégias inteligentes funcionam mesmo em condições muito difíceis.

Neil Tyson defendeu a ciência de modo impressionante
O astrofísico Neil de Grasse Tyson recebeu em abril o prêmio de maior prestígio da ciência da Academia Nacional. Gates afirma que Tyson aparece em sua lista não pelo prêmio em si, mas pelo discurso proferido no dia que, de acordo com o executivo, foi o melhor argumento que já ouviu sobre garantir que a ciência desempenhe um fundamental papel na formulação de políticas. O discurso pode ser conferido aqui.

publicidade

Nobel de Medicina para pesquisadores que combatem doenças dos mais desfavorecidos
O Prêmio Nobel deste ano foi concedido a três pesquisadores responsáveis por desenvolver ferramentas indispensáveis para combater doenças de pessoas economicamente desfavorecidas. Os pesquisadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, e Satoshi Omura, do Japão, levaram o prêmio pela elaboração da Ivermectina, droga que é eficaz no tratamento de uma ampla gama de doenças causas por vermes parasitas. Além de Tu Youyou, da China, que desenvolveu a artemisinina, que atua no tratamento da malária.

Preparatórios para exames gratuitos nos EUA
A criadora do SAT em conjunto com a Academia Khan lançou um portal de aprendizagem on-line gratuito para todos os estudantes que estejam de preparando para o SAT ou PSAT. Gates cita que a medida é fundamental para atender estudantes que não possuem condições de pagar por aulas ou outros testes.
SAT Test Prep está agora livre para todos

publicidade

Serviço bancário móvel
Gates acredita que o desenvolvimento de serviços bancários para a plataforma móvel foi uma das ferramentas que ajudaram as pessoas a saírem da pobreza, oferecendo serviços financeiros e permitindo que todos participassem da economia. Um estudo do Instituto Brookings mostrou que uma série de países, incluindo o Brasil, estão fazendo compromissos nacionais de inclusão financeira e ajudando o mobile banking a atingir a maioria da população.

Rubéola eliminada das Américas
Em abril deste ano, autoridades das Américas declararam a região como a primeira do mundo a eliminar a rubéola endêmica depois de 15 anos de esforços em vacinação. A campanha desenvolvida livrou mais de 100 mil crianças de contraírem a síndrome da rubéola.