O Free Basics, antigo Internet.org, continua a ser alvo de críticas. Dessa vez, o serviço do Facebook que oferece internet limitada de graça recebeu comentários negativos do presidente da Microsoft na Índia, Bhaskar Pramanik.

Pramanik, apesar de dar a entender que acha que a intenção do serviço é nobre, deixa claro que o favorecimento de uns sites em detrimento de outros não se justifica. “Eu não acredito que o que o Facebook está fazendo é sobre neutralidade da rede. É sobre ajudar usuários a terem acesso à Internet pela primeira vez. Mas afirmar que é internet neutra não faz sentido”.

“Alguém está pagando por isso. E o problema é que se o operador ou um prestador de serviços tem o direito de pagar por isso, então isso limita organizações menores ou qualquer outra [que não faz parte do Free Basics]”, afirma ele. “Eu acho que nós precisamos ser muito claros que neutralidade da internet significa que todos têm as mesmas vantagens e desvantagens”.

Pramanik afirma que de acordo com o seu ponto de vista, a internet deve ser livre de quaisquer tipos de restrições. Mark Zuckerber, CEO do Facebook, escreveu um artigo na última segunda-feira, 28, que defendia os serviços básicos da internet, comparando-o com hospitais e bibliotecas públicas. 

publicidade

Via Business Insider