Assim como o Google tem o Google X, a Samsung também tem um laboratório para projetos experimentais. O Creative Lab, também chamado de C-Lab, já deu seus primeiros frutos: são três dispositivos que serão mostrados com mais detalhes na CES, o maior evento de tecnologia do mundo, que acontecerá em Las Vegas na semana que vem.

Reprodução 

publicidade

O primeiro gadget é o WELT, que é um cinto inteligente que monitora o tamanho da cintura do usuário e a atividade. O segundo é o TipTalk, um dispositivo que permite que o usuário escute melhor o seu smartwatch apenas tocando em seu ouvido. O último é o rink, um controle de movimento feito para realidade virtual, que funciona com dispositivos como o Gear VR.

O C-Lab é uma tentativa de incrementar a inovação na empresa coreana, permitindo ultrapassar a estrutura corporativa da companhia que às vezes restringe o surgimento de novas ideias. A proposta é que os funcionários possam se afastar por um ano de seus trabalhos para ir atrás de projetos experimentais. Os trabalhos mais interessantes podem virar produtos ou até mesmo empresas à parte; se o negócio não der certo em cinco anos, a pessoa ainda poderá retomar seu antigo emprego.

publicidade

Reprodução 

A empresa diz que já identificou nove projetos promissores surgidos no C-Lab. Sobre os três dispositivos citados antes, eles ainda estão em etapa de desenvolvimento. No entanto, se eles estarão expostos na CES, é porque eles já são vistos com bons olhos dentro da companhia e não estão muito distantes de um produto final.

publicidade