EnglishPortugueseSpanish
publicidade

A Harman, empresa que desenvolve softwares para carros e ônibus nos Estados Unidos, anunciou durante a CES 2016 – uma das maiores feiras de tecnologia do mundo – um novo sistema de prevenção de acidentes. Com ele, o veículo será capaz de identificar quando o motorista estiver potencialmente distraído.

Com uma série de câmeras, o sistema da Harman pode monitorar os movimentos dos olhos do motorista. Se suas pupilas ficarem dilatadas, o programa entende como um sinal de que o cérebro do condutor está sobrecarregado de informações e tarefas, o que aumenta as chances de uma distração causar acidentes na estrada.

publicidade

Se o sistema detectar uma possível distração, as luzes e funções do painel são minimizadas, celulares e outros dispositivos conectados são colocados em modo “não perturbe” e, se o carro possuir algum mecanismo de direção automática, esse recurso será colocado em “alerta máximo”.

A Harman não anunciou ainda quais montadoras farão uso do software, mas garantiu que o seu produto é barato e prático para ser incluído nos mais diversos modelos de carros, já que, segundo ela, não exige mais do que algumas câmeras distribuídas pelo painel.

Via Gizmodo

publicidade