O jornal Meio & Mensagem, em parceria com o Google e o instituto Provokers, revelou nesta segunda-feira, 11, o resultado da pesquisa “Os novos influenciadores: quem brilha na tela dos jovens brasileiros”. O objetivo do estudo foi identificar quais são as referências para o público jovem no universo do vídeo multimídia, considerando TV, cinema e internet.

No fim das contas, das 20 personalidades mais admiradas pelos adolescentes brasileiros, 10 são donos ou apresentadores de canais do YouTube. Só no top 10, cinco são youtubers. A pesquisa foi feita com mil adolescentes de 14 a 17 anos em seis regiões do Brasil, excluindo das entrevistas opções de músicos, cantores ou personalidades de outras mídias.

Embora os quatro primeiros colocados sejam celebridades da TV – a atriz Tatá Werneck, o apresentador Danilo Gentili, o comediante Paulo Gustavo e o ator Caio Castro -, a quinta posição ficou com um casal de youtubers responsáveis pelo canal Coisa de Nerd. Os apresentadores Leon e Nilce fazem vídeos sobre cultura popular e games desde 2009, possuem 3 milhões de inscritos e mais de 700 milhões de visualizações.

Em seguida, na 6ª posição, vem a youtuber Kéfera Buchmann, do canal 5inco Minutos; e Iberê Thenório, que faz o Manual do Mundo na plataforma online de vídeos, fica em 7º lugar. Entre mais atores e atrizes, o top 20 conta ainda com Felipe Castanhari (9º), Felipe Neto (10º), Christian Figueiredo (11º), Gustavo Stockler (16º), Taciele Alcolea (18º), Edu Benvenuti (19º) e Camila Coelho (20º) representando os youtubers. Confira o ranking completo abaixo:

publicidade

Reprodução

Uma pesquisa semelhante feita nos Estados Unidos no ano passado trouxe resultados bem parecidos. Nela, das 10 personalidades mais populares entre adolescentes, 8 são youtubers. Na época, o astro “de fora” da internet mais bem colocado no ranking foi o cantor Bruno Mars, que só apareceu na 8ª colocação. 

Via Meio & Mensagem