Talvez a única vantagem de sermos governados por coletivistas é que eles são previsíveis. Isso gera um período de muitas certezas, que, embora terríveis de ser vivenciadas, possibilitam a busca de novas soluções e caminhos até que os governantes sejam substituídos no poder. Haverá uma perda grande de riqueza e prosperidade, o que, sem dúvida, cria muito estresse, perda de energia e medo das ações de um governo falido, mal-intencionado e voraz.

Tenha cuidado apenas para não ficar muito focado nos problemas e esquecer-se de construir as soluções necessárias. Com a desvalorização do real, passamos a ser mais pobres em relação ao resto do mundo. E essa é apenas uma das facetas da nossa perda de riqueza. Os serviços e produtos nacionais ficam baratos e deverão ser consumidos com maior frequência pelos próprios brasileiros, em detrimento aos produtos importados. O turismo nacional deve ser favorecido, principalmente aqueles destinos próximos aos grandes centros. Tudo isso é oportunidade de renda.

publicidade

No curto prazo, desenvolva sua carreira na direção de setores essenciais em uma economia que passa por contração: alimentos, por exemplo. Além disso, a perspectiva de baixa prosperidade faz com que pessoas e empresas mantenham seu patrimônio, o que gera oportunidade para serviços e produtos relacionados à manutenção de casas, instalações, máquinas, automóveis e todo tipo de dispositivos.

Serviços e cursos de educação financeira também são primordiais para que pessoas aprendam a proteger seu dinheiro do governo e assegurar que sua riqueza não se desvalorize tanto em moedas fortes. Minha recomendação é que você divida sua renda e patrimônio pelo valor do dólar e do ouro. Desse modo, você terá referências mais seguras para perseguir e maior consciência do real valor das coisas em uma economia com inflação crescente. Como disse, é um momento de certezas, e devemos passar por um período inflacionário.

publicidade

Apesar de tudo, graças à iniciativa privada, existem oportunidades incríveis por aí: a internet das coisas conectará 50 bilhões de dispositivos até 2020. Eles vão gerar informações que precisarão ser analisadas e processadas para a tomada de decisão. Portanto, nem preciso dizer o quanto de pessoas da área de TI serão necessárias ao longo dos próximos anos para o desenvolvimento de sistemas inteligentes para a tomada de decisão.

Os drones estão invadindo áreas de serviços de mapeamento, agricultura, fotografia, setores militares, vigilância, entre outros. E todos esses aparelhos precisam ser construídos, geridos, pilotados, fiscalizados, atualizados e reparados. O Uber precisará cada vez mais de motoristas. E espere, quando surgir o serviço para motoboys e logística. Haverá uma evolução enorme nesses setores. Preste muita atenção em oportunidades que surgem devido ao forte momento da iniciativa privada, representado principalmente por empresas similares ao Uber: Airbnb, empresas de compartilhamento de automóveis, vagas em estacionamento, aviões particulares e toda sorte de equipamentos.

publicidade

Devido à demografia, precisaremos de tudo que esteja relacionado a pessoas idosas: de saúde a educadores. Sim, as pessoas precisarão ser educadas por mais tempo, principalmente nas questões financeiras. E não pense somente nas oportunidades que estão surgindo no Brasil. Mesmo com a perspectiva de contração em países desenvolvidos, essas oportunidades ocorrerão em escala global.

Lembre-se de que a prosperidade é uma ação composta. Infelizmente, a destruição de riqueza que o governo promove neste momento vai retirar oportunidades de renda e riqueza das gerações futuras. Por exemplo, o investidor que não abre uma nova empresa agora retira oportunidades de trabalho e renda de quem se formará em poucos anos. Mas isso não precisa, necessariamente, afetar você.

publicidade

Olhe para as oportunidades que este período de infelizes certezas acarreta. O bom surfista sabe ler as ondas e aproveitar aquelas que estão presentes. Não fica apenas sonhando: entra no mar e o aceita como ele é, e o que ele oferece. Estamos ainda em meio a um período sombrio, mas o sol voltará, e teremos ondas melhores no futuro. Por enquanto, aproveite o que o mar econômico lhe oferece.

Firme no leme e vamos em frente!