O governo alemão lançou um aplicativo para ajudar os refugiados a se integrarem ao seu novo país. Chamado de “Ankommen” (a palavra alemã para “chegar”), o aplicativo já está disponível na Google Play Store e deve chegar em breve para iOS.

Por ser voltado para estrangeiros, o aplicativo está disponível em inglês, alemão, francês, árabe e farsi (persa). Ele inclui um curso básico de alemão, diretrizes e guias para o procedimento burocrático de asilo, informação sobre empregos ou programas vocacionais e, ainda, dicas sobre costumes alemãos e aspectos culturais do país que podem parecer estranhos aos recém-chegados.

publicidade

Ao todo, a Alemanha recebeu mais de um milhão de refugiados em 2015, boa da parte da qual veio de países vitimados por guerras como o Afeganistão e a Síria. Embora o país tenha uma política de “portas abertas” com relação a refugiados, sua integração na sociedade ainda é limitada.

Segundo o The Verge, essa não é a primeira iniciativa do tipo a surgir na Alemanha. A cidade de Dresden, que tem recebido muitos refugiados, fez um aplicativo semelhante por iniciativa própria. Os desenvolvedores do Ankommen dizem que ele será atualizado regularmente para informar sobre mudanças na política do país.