Um novo algorítmo de compressão capaz de deixar o Google Chrome mais rápido deve chegar em breve ao navegador. A informação vem de um post no Google+ escrito por Ilya Grigorik, um engenheiro de performance para web do Google.

Segundo a empresa, o novo algoritmo, chamado de Brotli, permite reduzir o tamanho de códigos HTML, CSS e JavaScript em até 25%. De acordo com o Business Insider, isso além de fazer com que as páginas sejam carregadas mais rapidamente, também faz com que o consumo de dados seja menor.

O Brotli substituirá o algoritmo atual, chamado de Zopfli. Ele já havia sido anunciado pelo Google em setembro de 2015, mas deve chegar ao navegador em breve. A empresa considera que se trata de um “formato de dados completamente novo”, e que foi desenvolvido porque “no Google, nós acreditamos que o tempo dos usuários de internet é valioso”.

Segundo o Gizmodo, usuários de dispositivos móveis poderão notar não apenas uma redução no tempo de carregamento das páginas e no uso de dados, mas também no gasto de bateria graças à novidade. Como o Brotli foi marcado como “intent to ship” (intenção de enviar), ele deve chegar ao Chrome em breve.