O astronauta Scott Kelly começa aos poucos a se tornar uma figurinha carimbada em vídeos da NASA. Na última quinta-feira, ele completou 300 dias na Estação Espacial Internacional, e decidiu celebrar o momento com uma demonstração de como pode ser interessante brincar com microgravidade e líquidos no espaço.

Kelly, perto do fim de sua jornada de um ano, publicou o vídeo de um jogo de pingue-pongue de um homem só no espaço.  Para isso, ele utilizou como bolinha um pouco de água, que assume um formato esférico, e duas raquetes hidrofóbicas.

publicidade

As raquetes hidrofóbicas são feitas para repelir a água, o que faz com que a bolinha não se disperse com o impacto. Assim, a água permanece em formato esférico e continua quicando entre uma raquete e outra.

publicidade

As raquetes utilizam superfícies de policarbonato gravadas com laser e borrifadas com spray de Teflon, que, todos conhecem das panelas. Essa combinação de aspereza com a “não-molhabilidade” produz uma superfície super-hidrofóbica, capaz de prevenir a adesão da água em um processo dinâmico, explica a NASA. Se você preferir a explicação mais curta: a raquete repele a água e faz a bolinha quicar.

A bolinha também não se desfaz graças a tensão superficial do líquido e ao impacto muuuito delicado com as raquetes. Não fosse por isso, provavelmente ela se espalharia pela estação.

publicidade

O astronauta Scott Kelly também havia se tornado notável por outro experimento com água na Estação Espacial. Em outra ocasião, ele estrelou um vídeo em que mostra o que acontece quando um tablete efervescente é colocado em uma bola d’água colorida. É mais legal do que a descrição faz parecer.

Via CNET