Quase todo mundo já se deparou com uma animação ou imagem especial feita pelo Google em homenagem a alguma data comemorativa ou personagem marcante na história. O recurso, chamado de Doodle, traz até jogos especiais desenvolvidos especificamente para um tema, como é o caso do aniversário de Eiji Tsuburay, criador de “Godzilla“. Mas você já parou para pensar quem está por trás dessas inovações?

Trabalho

A equipe responsável pelos Doodles conta com uma dúzia de artistas, alguns engenheiros e dois gestores que passam bastante tempo pensando em novas maneiras de educar e entreter as pessoas na página inicial do buscador. “Eu nunca fico entediado. E acho que não há um grande número de empregos onde é possível ser desenvolvedor de jogos, ilustrador e animador, ao mesmo tempo”, conta Olivia Huynh, uma das integrantes do grupo.

Geralmente, os doodlers trabalham em diversos projetos ao mesmo tempo, já que eles são planejados com antecedência. No caso do Doodle em homenagem ao comemoração ao 245º aniversário de Beethoven, que contava com pequenos jogos, o trabalho começou a ser desenvolvido em 2013. Outras ideias, como quando os cientistas encontraram evidências de água em Marte, ficaram prontas em apenas um dia.

Área cobiçada

Ser um criador de Doodles é uma posição bastante cobiçada no Google, mas não só pela diversão da tarefa. Para os engenheiros, trabalhar no setor significa garantir que a infraestrutura se mantenha intacta mesmo quando milhares de pessoas visualizam a animação ou jogam o jogo de uma vez só. Alguns games contam até com um ranking global, o que exige ainda mais empenho. Além disso, é preciso garantir que o recurso rode perfeitamente em diferentes plataformas.

publicidade

Dia dos avós

Dia do avô de 2016 (Polónia)

Dia da independência do Azerbaijão em 2013

Festa junina

Dia do professor

Solstício de verão

Aqui é possível visualizar todos os doodles já feitos. 

Via BusinessInsider