O gerente de produtos da Microsoft, Marcus Ash, disse em entrevista ao The Verge que a empresa introduzirá uma função “Commitments” (compromissos) à Cortana, sua assistente virtual. Segundo o site, usuários do Windows 10 devem começar a receber a novidade a partir de hoje.

Se habilitada, a nova função permitirá que a Cortana “leia” os e-mails dos usuários para ajudar a lembrá-los de compromissos, reuniões e promessas feitas a amigos e colegas de trabalho. Se você, por exemplo, enviar um e-mail para um amigo dizendo que entrará em contato na semana que vem, a assistente virtual criará um compromisso para te ajudar a se lembrar.

publicidade

A função pode ser desativada. Mesmo que ela seja ativada, no entanto, dados sobre e-mails dos usuários só passarão pelos servidores da Microsoft caso eles aceitem criar um compromisso a partir da sugestão da Cortana. A assistente pessoal também será capaz de criar compromissos com base em e-mails que usuários enviem para si mesmos.

Por enquanto, apenas usuários do programa Insider do Windows 10 devem ter acesso à novidade. Em breve, ela deve chegar também para os demais usuários. Segundo Ash, usuários da Cortana em smartphones Android e iOS também receberão a atualização.